Total de visualizações de página

sábado, 10 de julho de 2010

**MENSAGEM EM 7 DIAS**




Ninguem gosta de ser pego despreparado em momento algum...Especialmente na s coisas concernetes a Obra de Deus ,certo?!
Bom Se voce é uma dessas pessoas que ja passaram por algum momento constrangedor porque recebeu oportunidade pra trazer uma palavra e estava totalmente despreparado ai vai algumas dicas que estou postando hoje  a fim auxiliar nessa tarefa tão nobre que é a preparação da exposição da Palavra de Deus.

Como voce ja pode observar o título desta postagem é :"Mensagem em 7dias."!
Existem aqueles que preferem serem pegos de surpresa abrir a Bíblia aleatóriamente ,e onde o nariz apontar falam alguma coisa...
Particularmente não sou adepta dessa pratica pois acho muito improvisada,arriscada e irreverente.
Gosto das palavras de Paulo"...Aquele que milita não se embraça com negócios dessa vida a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra." ENTÃO VAMOS LÁ!

************************
************************
                    "PRIMEIRO DIA"

A) ESCOLHA O TEXTO OU O VERSÍCULO.
a) Leia  todo o capítulo ou toda a história  até ter intimidade com o relato.
b)Visualize as cenas;coloque-se no lugar dos personagens e observe cada detalhe.
c) Tente imaginar reações,emoções e questionamentos do cotidiano(época)
IMPORTANTE:  _ Faça aplicações nos dias de hoje de acordo com a direção espiritual e necessidade da igreja.Faça uso de um portugues fluente , agradável, polido...isso tornará sua mensagem graciosa e interessante a todos os ouvintes...(lembre-se voce está diante de crentes e ímpios!)
                  "SEGUNDO DIA"
B)REPASSE TODA A HISTÓRIA PREFERÊNCIALMENTE PELA MANHÃ(AO ACORDAR)
a)Anote os pontos chaves de toda a história (que mais he chamaram a atenção);identifique as bases moraes as verdades que são passadas.
b)Resuma em pontos e sub-pontos...(assim ficará mais fácil se expressar diante do público)
c) Pesquise sobre os principais personagens na internet, dicionários teológicos , bíblias de estudo, notas de rodapé, ...
IMPORTANTE :_ Use palavras do dia a dia , nada de palavras muito difíceis , gesticulações exageradas ,falar alto no microfone é uma gafe imperdoável,cuspir então nem se fala!

                                  "TERCEIRO DIA"
C) PROCURE IDENTIFICAR  POSSÍVEIS DIFICULDADES, SANE(ELIMINE) TODA E QUALQUER DÚVIDA, (ISSO FACILITARÁ SUA POSTURA DIANTE DA IGREJA DEIXANDO-O  TOTALMENTE A VONTADE PRA DEUS USAR.)

a) Grave os versículos e números corresondentes aos mesmos ...isso evitará "ficar perdido na tribuna"
b)Decore-os ,medite neles (assim haverá verdade ...força em suas palavras, isso passará convicção e segurança ao público).
c)Recite-os...em voz alta mesmo!
  IMPORTANTE: Cuidado para não fugir do contexto, não diga palavras soltas, sem sentido, nada de ficar dizendo versículos  isolados ,seje fiel ao texto sem perder a DIREÇÃO DIVINA, e lembre-se ;você está sendo um porta voz de Deus naqueles minutos , nada de "enfeitar o pavão" dizer coisas provenientes da emoção humana .Mastigue e entregue o que Deus te entregou fidelíssimamente!Deus te recompensará por isso!

                "QUARTO DIA"

D) JÁ É HORA DE COMEÇAR A MONTAR O SEU "PRÉ -ESBOÇO"( AO ACORDAR)!
a)Leia em voz alta o pré- esboço(decore-o)
b)Organize os pontos  por assuntos...(frases faceis de se repetir e de serem decorados)assim  as pessoas guardarão mais facilmente a mensagem da noite.
IMPORTANTE: Seje persistente, não desista diante das dificuldades dos primeiros dias... nao é nada facil mudar uma rotina de ociosidades em trabalho produtivo... sem contar com as investidas satanicas ..mas lembre-se de Efésios 6.13..." tomando sobretudo o escudo da fé  com o qual podeis apagar todos os dardos inflamados do malígno."...
Não se prenda ao esboço.... voce estudou o bastante e ja esta em comunhão com o Espírito de Deus ... deixe fluir ... nesse caso deixe fluir será mais gostoso....rs

              "QUINTO DIA"
E)RELEIA TODO O TEXTO.
a) Monte um questionário no papel... e responda-o com riqueza de detalhes....tudo mesmo.
b)Reescreva o esboço e confira-o .Questione-se ; -Está realmente inteligível???
c)Etimologia das principais palavras , cidades expressões e personagens.
(aurélio,grego, hebraico, culturalmente!)
IMPORTANTE: Não se esqueça de que  meditação e oração são fundamentais para que receba inspiração de Deus ... então :_"seje o mais crente possível!"... Modere suas palavras ,pensamentos e obras isso lhe dará cada vez mais temor, e  mesmo quando não estiver prestes a pregar,isso se tornará um hábito expontâneo agradável e  saudável de todos os ângulos possíveis !

                   "SEXTO DIA"
F)RESERVE VERSÍCULOS  DE ACORDO COM O TEMA ESCOLHIDO E APLIQUE-OS AOS TÓPICOS APRESENTADOS...

a) Dê bastante ênfase  aos tópicos e repita-os  algumas vezes (isso também é aplicável ao tema escolhido para situar os ouvintes facilitando a ligação entre as informações ) e tambem evitará fazer uma" colcha de retalhos!"
b) Leia todos os dias o texto da mensagem e tente recita-lo naturalmente como em uma história.
c)Durma oito horas por dia.... alimente-se adequadamente...e relaxe.
               "SÉTIMO DIA"

IMPORTANTE: _NADA DE NERVOSISMO...AFINAL ISSO É TOTALMENTE DESNECESSPARIO VOCE SE PREPAROU ADEQUADAMENTE .DEUS SERÁ CONTIGO!
DEIXA DEUS TE USAR!

Beijos e Abraços :
Sabrina Carla Lacerda

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo, vou ser um seguidor do seu blog...
    Deus continue te abençoando...
    saudações em Cristo a toda a família...

    ResponderExcluir